22 de abr. de 2011

72º dia - 21/04/2011

Feriado é muito bom em casa. Não precisa fazer nada, nem ter que ficar na estrada, nem ter que aguentar quem agente não quer pra colocar conversa em dia...É só ficar em casa e relaxar.
O problema é quando agente começa a caçar o que fazer, tipo inventar da fazer bolinho de bacalhau à tarde e comprar camarões pro almoço de domingo. Hoje ainda é quinta, mas o Cabeça de Gordo já está preocupado com o cardápio de Domingo. Isso que eu já tinha feito uma torta de carne moída no almoço.
Bom, comprei os ingredientes e fiz os bolinhos enquanto assistíamos o filme: Muita Calma nessa hora. Depiis coloquei o filme Machete. Esse segundo temtanta violência e gente pelada que chega até a ser engraçado, mas eu dormi no final...rs
Vamos ao que interessa:


Receita de bolinho de bacalhau:
300g de bacalhau dessalgado e desfiado bem pequeno.
600g de batatas cozidas e amassads em purê
salsa picada - 2 colheres
1 gema de ovo
2 colheres de azeite
sal
pimenta do reino
1 xicara de farinha de trigo

Misture todos os ingredientes sem a farinha com uma colher numa tijela. Vá adicionando a farinha aos poucos misturando bem. Aqueça uma frigideira com óleo para submergir os bolinhos. Pegue duas colheres e tire a medida de uma colher e solte com a outra sobre o óleo quente. Use um garfo para ir virando os bolinhos. Quando estiver dourado, tire e coloque sobre papel toalha pra tirar o excesso de óleo (como se fosse ficar mais light, rs.). Coma com limão ou molho de pimenta ou puro ou com cerveja, ou do jeito que você quiser. Essa receita dá para uns 30 ou mais bolinhos e deve custar uns R$10,00.

Cardápio do dia:
13:30h: suco de maçã Ades
14h: Torta de carne moída (150g)
17h: 4 bolinhos de bacalhau
22h: 2 bolinhos de bacalhau
24h: uma pera

2 comentários:

  1. Lindos os bolinhos...mas vou ter que confessar: não como peixe (e nada que viva em água! heheh); A minha nutri torceu muito pra esse meu quesito no paladar mudar depois da gastro...acho que até piorou! Não posso nem com o cheiro dessas coisas!

    Hj, sexta-feira santa é um problema pra mim! Em tudo que é lugar só tem peixe, peixe e mais peixe... :-D

    Mas eu cozinho peixe e etc(sem provar) para minha familia...e, mesmo assim, nunca errei o tempero (segundo eles!)

    Tb optamos por ficar em casa no feriadão! Adoro a cidade toda pra quem fica! Porto Alegre, apesar de capital, ainda tem seus ares de cidade 'pequena', os quais a gente só percebe quando ela está assim, mais vazia!

    Imagino o que vai ser o almoço de Páscoa por ai! Aguardo fotos pra salivar daqui! :-D

    Abçs

    Mauren

    ResponderExcluir
  2. hummmmm que delicia deve ter ficado... eu ja usei essa receita pra fazer bolinhos de linguiça "deslinguiçada" e com carne moida... hummm tb fica uma delicia!!!!!! tem uma batata com a casca rosada (nao lembro o nome) que nao solta agua entao o pure dela fica bem lisinho e bem consistente dai da pra fazer os bolinhos ate recheados com um quadradinho de queijo!!!! fica uma delicia tb!!!! hummmmmmm ai ai e eu aqui no trabalho so pensando o q eu vou aprontar hja noite pra jantar!!!! hahahahahaha beijosssssssssssss

    ResponderExcluir