22 de abr. de 2011

73° dia - 22/04/2011

Sexta-feira santa é dia de peixe. Bacalhau é o nome!
E o de hoje veio com batatas, pimentões, brócolis, ovo, azeitonas, azeite, leite de côco e açafrão. Feito pela minha mãe, com um bacalhau norueguês que eu comprei. Bem alta a posta, o que dá até satisfação na hora de cortar no prato. Só que esse ano foi só um pouquinho de cada coisa, e sem o ovo. Mas tava uma delícia. De sobremesa eu fiz a Cesta de chocolate com musse de maracujá. Veja o preparo no vídeo:
O Mousse eu fiz algumas alterações em receitas originais de mousse, como por exemplo, eu bato o maracujá no liquidificador que já tem aquela peneira acoplada e já sai só o caldo limpinho, sem sementes. O Creme de leite e leite condensado coloco na geladeira na noite anterior pra ficar gelado. Antes de misturar o suco do maracujá com o leite condensado, eu tiro o soro do creme de leite abrindo um furo no topo da lata e outro maior no fundo sem virar a lata (de pona cabeça mesmo), aí sai todo o soro antes de misturar. Fica menos aguado possível, o que inclusive é melhor inclusive dar uma misturada de umas colheres de açucar no suco de maracujá antes de adicionar na receita, e se tiver 1/3 de envelope de gelatina incolor pra misturar fica melhor ainda.
Depois das cesta prontas é só colocar o mousse e levar pra geladeira, mas o maracuja que é coocado por cima para enfeitar, eu também faço um caramelo leve e mistura nele no fogo baixo até deixar com cara de calda mesmo, o que quebra o azedo em excesso.
Não deixe para tirar as bexigas das cestas num dia muito quente, pois é muito delicado e chega a derreter na mão mesmo. Eu acabei tirando as bexigas dentro da geladeira mesmo, com a porta aberta. Como as bexigas eram meio disformes (tinham um bico), acabou ficando um furinho no fundo da cesta, então o bom foi um pouquinho do chocolate que sobrou pra remendar.
Depois dessa comilança e do cafezinho, ficamos conversando, eu, a Joyce, minha mãe e meu padrasto e minha sogra até umas 20h. Vários planos e conversas em dia. Família é tudo de bom mesmo. Faltaram meus outros irmãos e sobrinhos, mas tá todo mundo longe dessa vez, viajando.


Cardápio do dia:
13h: acordar
14h: Copo d`'agua com as vitaminas
15h: Preparativos do Mousse (comendo uns pedacinhos pra experimentar, rs)
16h: Almoço: Bacalhau com batatas e arroz
17h: Cesta de chocolate com mousse de maracujá (pequeno) e cafézinho
22h: Batatas fritas

Nenhum comentário:

Postar um comentário