24 de nov. de 2015

DUMPING e HIPOGLICEMIA

Qual a diferença entre Dumping e Hipoglicemia?

"Dump" em inglês significa "derrubar abruptamente".

Em termos médicos, segue ao final deste post uma explicação mais detalhada sobre o assunto.

Ocorre que percebi que além do dumping um outro efeito colateral da cirurgia vem me atingindo ultimamente, a hipoglicemia.

Hipoglicemia é a  baixa concentração de glicose no sangue e pode ocorrer quando o indivíduo fica muito tempo sem comer, ou mesmo após se alimentar. Pacientes que comem doce tem mais tendência a ter hipoglicemia.

Tontura, palidez, taquicardia, nervosismo, vômito e fome, são alguns dos principais sintomas da hipoglicemia. Por isso é importante lembrar que de três em três horas é necessário se alimentar, e o  consumo de açúcares, como doces, confeitos, devem ser evitados também.

Meu médico já havia me aconselhado que uma vez que esteja com hipoglicemia, o ideal é tomar sucos sem açúcar ou consumir frutas (para mim MAÇÃ é o melhor remédio, inclusive para combater dumping), ao invés de ingerir doces, o que proporcionaria a ter novas hipoglicemias no futuro. Os sucos contêm frutose que é um tipo de açúcar que pode ajudar bastante neste caso.

A dificuldade está em diferenciar Dumping de Hipoglicemia Tardia, já que ambas ocorrem após 3 horas das refeições.

Na dúvida, como uma fruta, já que outros tipos de alimento podem elevar a taxa de glicose muito rapidamente, derrubando-a em seguida, gerando outro dumping. Não tem fruta à mão? Já passei por isso, e resolvo com pouco carboidrato (bolacha, pão, etc) e muito devagar, mas devagar mesmo e mastigando muito.



EXPLICAÇÃO MÉDICA DO DUMPING:
"A Síndrome de Dumping, também é chamada de "esvaziamento gástrico rápido", ocorre quando a parte inferior do intestino delgado (jejuno) enche-se rapidamente com alimento não digerido no estômago, causando desagradáveis efeitos digestivos. A Síndrome de Dumping também pode ser desencadeada em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica devido ao consumo de carboidratos simples (açúcar, balas e doces) ou carboidratos com alto índice glicêmico.
Tipos de Síndrome de Dumping
Há duas variantes da Síndrome de Dumping: precoce e tardia. A Síndrome de Dumping precoce normalmente começa durante ou imediatamente após uma refeição. Os primeiros sintomas da Síndrome de Dumping são: cólicas abdominais, inchaço, palpitações, náuseas, vômitos, inchaço, diarreia e falta de ar. Em contrapartida, a Síndrome de Dumping tardia ocorre normalmente entre uma e três horas após a ingestão de alimento. Os sintomas da Síndrome de Dumping tardia incluem: tonturas, fraqueza e fadiga.
O que causa a Síndrome de Dumping?
A cirurgia bariátrica é a principal causa da Síndrome de Dumping, porque ele altera a anatomia e o funcionamento digestivo normal do estômago, e também (no caso de bypass gástrico), do intestino delgado. Ela também pode reduzir a quantidade de sucos digestivos do estômago e do pâncreas.
Tratamento da Síndrome de Dumping
Pacientes que sofrem de Síndrome de Dumping precisam mudar os seus hábitos alimentares: consumir várias pequenas refeições por dia, de preferência, incluindo alimentos que são mais pobres em carboidratos, especialmente os açúcares refinados. Além disso, eles não devem beber líquidos com a comida. Por último, os doentes devem assegurar que todos os alimentos sejam mastigados completamente.
Síndrome de Dumping é um indicador de má alimentação após a cirurgia bariátrica
Síndrome de Dumping não acarreta um grande risco para a saúde. Pelo contrário, é um indicador que os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica estão comendo em excesso ou muito rápido ou ainda, ingerindo alimentos ricos em açúcares. Na prática, a maioria dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica não apresentam mais do que dois ou três episódios graves de Síndrome de Dumping.
Autor: Dr. Tufi Dippe Júnior - Cardiologista de Curitiba - CRM/PR 13700"

PROBLEMAS COM SEU PLANO DE SAÚDE: LHE AJUDO GRATUITAMENTE, COM INFORMAÇÕES E NÃO VENDENDO PLANO. ACESSE:




 

7 comentários:

  1. Porque doentes? Está síndrome até os não operados tem. Acho que o termo doente não foi usado corretamente.

    ResponderExcluir
  2. Faz quase 15 anos que fiz a bariátrica,é o dumping só tem piorado,não estou conseguindo comer,é quando como pasdo mal...as vzs precisos de muito açúcar pra não desmaiar e outras vzs um mi imóvel de açúcar passo muito mal

    ResponderExcluir
  3. Tambem estou tendo muito dificuldade principalmente pelas manhãs tenho passado muito mal, a ponto de querer fazer a reversão bariátrica. Ruim demais os sintomas que tenho sentido com mais agressividade do que quando operei em 2006 até 2017, agora tem sido mais forte e apesar de ter mudado minha alimentação, coisa que antigamente comia tudo e nao ficava assim, agora que priorizo carboidratos conplexos e evito o açúcar piorou, na realidade, acho que meu prganismo mudou dentro de 3 anos atrás pra cá. Horrível!! Emagreçam de forma simples é muito melhor e menos traumático. As consequências da bariátrica vem com o longo dos anos. Um organismo normal é melhor em tudo, afinal foi o jeitinho perfeito que Deus nos fez, fui alterar, deu no que deu!!
    Só sendo sincera, para os que querem fazer, avaliar muito bem antes de tomar tal decisão.

    ResponderExcluir
  4. Eu nao faria novamente me arrependo muito

    ResponderExcluir
  5. 45 dias de bariátrica. muito arrependida em ter feito.😭

    ResponderExcluir